um bom livro

Tempo é tudo. Se eu tivesse lido ' O Alquimista ' quatro anos atrás, tenho certeza de que teria adorado. Ela trata de pronunciamentos grandes e ousados ​​de 'siga seus sonhos' et cetera et cetera, e certamente o faz pensar em sua própria vida e na busca de sua própria "lenda pessoal", se quiser. Mas talvez eu esteja mais velha e mais cínica agora, ou talvez não seja cinismo, mas apenas ver uma realidade que não é tão mística e em preto e branco quanto a de Paulo Coelho, mas, de qualquer forma, eu simplesmente não estava comprando o que ' O Alquimista estava vendendo.

É uma leitura boa e rápida, eu darei isso. Eu me diverti e definitivamente pensei um pouco sobre minha própria vida no processo, o que aprecio na minha literatura. E enquanto eu estava mais ou menos com isso por um tempo, simplesmente não conseguia ficar a bordo com um final que me deixava dizer: "é isso? Sério?" Esteja avisado, haverá spoilers após esse ponto . O livro inteiro Santiago está em busca de sua "lenda pessoal", que ele conta ser um grande tesouro encontrado nas pirâmides do Egito. Ao longo do caminho, ele faz amizade com muitas pessoas e ganha uma grande quantia de dinheiro, além de conhecer uma jovem bonita que concorda em ser mais ou menos sua parceira, Romeu e Julieta. -style (que é estúpido por si só, mas mais sobre isso mais tarde). É nesse ponto que ele determina que alcançou um tesouro maior do que qualquer outro que ele jamais sonhou, e não iria além. Bonita. Sugira a música e os temas do reconhecimento do tesouro em todas as suas formas. Santiago tem uma vida maravilhosa e gratificante apresentada à sua frente e provavelmente morreria um homem feliz ao lado de sua adorável esposa e filhos adoradores, enquanto vivia confortavelmente como conselheiro da vila de um belo oásis no deserto. Parece muito bom, não?

Bem, foi aí que o livro perdeu o rumo. Santiago é instado, mesmo coagido, a continuar a seguir sua "lenda pessoal", deixando para trás seu "amor" (que, deve-se mencionar, é uma "mulher do deserto" e, portanto, é completamente bom ser abandonado por seu "amor". e simplesmente esperará e esperará e esperará por ele, quer ele retorne ou não), atravessando o deserto e (estranhamente) fugindo de um exército hostil ao longo do caminho, transformando-se no vento (faz tanto sentido quanto parece). No final, Coelho nos revela que Santiago, de fato, alcança sua "Lenda Pessoal" em um epílogo de duas páginas e meia, onde é revelado que o tesouro há muito procurado de Santiago é ... um tesouro. Literalmente. Tesouro enterrado. Uma caixa na areia cheia de moedas de ouro, diamantes, jóias e coroas, e todas as outras imagens de tesouros que você pode imaginar. Que diabos?

Então, que mensagem devemos levar deste livro? Dinheiro é a coisa mais importante do mundo? As mulheres são objetos que devem ser vistos e valorizados por sua beleza, lá para servi-lo e esperar eternamente enquanto você anda em um ganso selvagem nos continentes em busca de dinheiro?

Obviamente, estou sendo ridículo, e Coelho pretendia dizer que se deve seguir seus sonhos, não importa o que aconteça, mesmo que transcenda uma vida agradável e contente, desde que você esteja buscando uma vida que seja ainda maior do que você pode imagine, sacrificando o que é bom agora pelo que pode ser ótimo mais tarde. Mas ele fez isso de uma maneira extremamente simplista, e a revelação do tesouro de Santiago sendo literalmente um tesouro foi uma grande decepção. melhores livros

A questão era que, apesar de sua simplicidade, o livro tinha uma boa mensagem por um tempo. Se Fátima fosse o tesouro de Santiago, eu poderia ter ficado para trás, mesmo que isso mostre muito desprezo pelo papel das mulheres nos relacionamentos (a beleza é o fator mais importante na decisão de uma companheira, pois Santiago fica impressionado com sua beleza e beleza). imediatamente professa seu amor; Fátima concorda mais ou menos imediatamente e compromete-se com Santiago, não importa o que aconteça, mesmo que ele deva viajar para sempre no deserto em busca egoísta de seus próprios sonhos, sem consideração por ela), porque isso é algo intangível que é significativos e gratificantes, independentemente da capacidade financeira. Mas, em seguida, Coelho continua dizendo basicamente que isso é apenas um obstáculo no caminho da conquista real,

Como um livro pode continuar falando sobre ver os símbolos e presságios do cotidiano na vida e atendê-los, presumivelmente deixando metáforas para a vida o tempo todo, e depois ter a presumivelmente a maior metáfora de todas, o tesouro de Santiago, acabou por não ser uma metáfora, mas apenas dinheiro? Para mim, isso resumiu tudo. Suponho que Coelho percebe isso, quando ele começa o livro com uma breve fábula sobre Narciso caindo no rio porque ele adorava encarar seu reflexo, e a decepção do rio nisso, pois o rio adorava olhar nos olhos de Narciso e ver o próprio reflexo. . Esta é uma pequena história horrível, que implica que todos são obcecados apenas por si mesmos, um triste e vazio pensamento de que Coelho gasta 167 páginas endossando de todo o coração, sob o pretexto de seguir seus sonhos.

Entendo que outras pessoas adoram este livro e o consideram inspirador, e acho que teria me sentido da mesma maneira anos atrás, quando acabei de terminar a faculdade e parecia que tinha toda a minha vida pela frente e uma vida inteira para vivê-lo . Agora sou mais velha e encontrei alguém que considero um verdadeiro tesouro e, embora ainda tenha sonhos, não estou disposto a sacrificar a felicidade que essa vida me traz todos os dias em uma busca sincera de algo que eu quero por razões egoístas (fama, fortuna, etc.). Se eu fosse Santiago, nunca teria deixado Fátima em primeiro lugar se ela realmente me fizesse feliz, como Santiago afirmou que fez. Talvez isso me torne um covarde aos olhos de Coelho, não muito diferente do comerciante de cristal da história. Mas também não me fariao triste inglês, cuja busca obstinada por sua "lenda pessoal" lhe custara todo seu dinheiro, amigos e família e o deixou sozinho em um oásis que queimava chumbo em uma tenda, na vã esperança de que se tornasse ouro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mentor: seu guia para o sucesso

Shakespeare e os 7 hábitos que nos aproximam de nossos objetivos